Fósseis

on 6.4.10

  • FÓSSEIS : restos ou vestígios de seres vivos, que viveram em épocas geológicas anteriores à actual, que ficaram preservados na rocha de cuja génese são contemporâneos.
  • FOSSILIZAÇÃO : conjunto de processos que levam à formação de fósseis.
Os principais processos de fossilização são :

1. MUMIFICAÇÃO : os organismos são conservados inteiros e sem alterações quando são envolvidos por um meio isolante que evita o contacto com o oxigénio. (ex: âmbar)

2. MOLDAGEM : o organismo ou alguma parte do seu corpo imprime um molde nos sedimentos que o envolvem. Muitas vezes, o organismo desaparece e apenas resiste o molde. Certos órgãos muito finos e achatados deixam um tipo especial de moldagem - impressão.

3. MINERALIZAÇÃO: as partes duras de um organismo podem, em certas circunstâncias, ser preenchidas por minerais transportados em solução que substituem a matéria orgânica, mantendo inalterada a estrutura e forma do órgão.

4. MARCAS FÓSSEIS : vestígios da actividade dos animais. Pegadas, marcas de reptação, ninhos, entre outros, ...

  • SEQUÊNCIA ESTRATIGRÁFICA : sucessão de estratos na rocha sedimentar, habitualmente estruturada em camadas ou estratos. A espessura dos estratos é muito variável. Sempre que ocorre uma variação brusca na natureza do sedimento, uma pausa na sedimentação, ou uma alteração nas condições fisico-químicas do meio, individualiza-se um novo estrato.
  • PALEOAMBIENTES : ambientes antigos, retratados pela interpretação de sequências estratigráficas, permitindo recriar as condições ambientais reinantes aquando da formação da rocha sedimentar.

. Reflexão:

As rochas sedimentares são, normalmente, estratificadas e contêm a maioria dos fósseis.A Estratificação é a estrutura mais comum das rochas sedimentares e resulta da deposição de sedimentos, por acção da gravidade. À sucessão de estratos atribui-se a designação de sequência estratigráfica. A estratificação reflecte as alterações que ocorreram na Terra e os fósseis contam a história da evolução da vida e dão informações acerca dos ambientes do passado (paleoambientes). Nas juntas de estratificação, ocorrem frequentemente marcas que testemunham a existência de pausas ou de interrupções na sedimentação.
Deste modo, através das sequências estratigráficas e fósseis, é-nos possível reconstiruir o passado do nosso Planeta, obtendo também um grande número de informações acerca de estruturas geológicas.

. Fontes: Negrito

www. maisbiogeologia.blogspot.com/2009/03/ rochas-sedimentares-arquivos-historicos.html

0 comentários:

Enviar um comentário