Zonas de Vertente

on 14.3.10

As zonas de vertente, sobretudo quando o seu declive é mais acentuado, são locais onde fenómenos, tal como a erosão, podem ser mais rápidos e mais intensos. A erosão das vertentes, ou a forma como elas se vão modificando, deve-se essencialmente a dois tipos de causas naturais:

1. a erosão hídrica, essencialmente provocada pela água das chuvas;
2. os movimentos de terrenos, também designados movimentos em massa.


No primeiro destes dois tipos, estamos perante uma situação em que a erosão se processa de uma forma mais ou menos lenta e gradual, em consequência do desgaste dos solos provocado pelo impacto das gotas de chuva e pelo escoamento das águas ao longo das vertentes. Os materiais arrancados às vertentes são, quase sempre, em pequena quantidade e de pequenas dimensões.



CAUSAS:

[factores condicionantes] :

Tipo e características das rochas;
Orientação e inclinação das camadas;
O grau de alteração e fracturação das rochas;
A presença/ausência de vegetação.

[factores desencadeantes] :

. Precipitação;
. A acção do homem;
. A ocorrência de sismos;
. A ocorrência de tempestades em zonas costeiras.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO:


. Elaboração de cartas de ordenamento do território, com definição de áreas apropriadas para diferentes actividades humanas;
. Elaboração de cartas de risco geológico;
. Remoção ou contenção dos materiais geológicos que possam constituir perigo. A contenção pode ser feita através de muros de suporte (com ou sem drenagem de águas),de redes e de pregagens.

. Reflexão:

São vários os factores condicionantes de movimentos de massa. O Homem deve prevenir os locais de risco para que estes estejam menos expostos a estes factores. Assim, deve tomar medidas de prevenção evitando desencadear outras consequências que possam causar estas tragédias.

. Fontes:

www.sites.google.jjcom/site/geologiaeb iologia/Home/geologia-problemas-e-materiais-do-quotidiano/zonas-de-vertente

0 comentários:

Enviar um comentário