Uma mutação genética particularmente espalhada nalgumas populações do Sudeste Asiático confere uma resistência acrescida contra o paludismo, segundo um estudo conduzido durante oito anos na Tailândia por investigadores do Instituto Pastor e do Centro nacional de investigação científica.
Esta mutação, surgida há muito, "aumentou consideravelmente a taxa de sobrevivência destas populações", segundo um comunicado conjunto das duas instituições. Os trabalhos foram publicados na revista Science de 11 de Dezembro. Os investigadores conduziram o seu estudo em mais de 3.500 pessoas na Tailândia.
. Reflexão:
Esta notícia indica-nos apenas que, na actualidade, existem cada vez mais novidades a nível genético. As mutações são raras e podem ser desde inconsequentes a fatais. Deste modo, a mutação a cima descrita foi um caso em que se revelou ter um resultado benéfico. Além, da reprodução sexuada e das combinações que lhes estão inerentes, as mutações são a única forma da Natureza introduzir nova informação no mundo.
. Fontes:
www.rtp.pt
0 comentários:
Enviar um comentário