. Segundo o Lamarckismo, o meio cria necessidades que determinam mudanças na morfologia dos individuos que, pelo uso, se estabelecem, tornando-os mais bem adaptados. Essas caracteristicas são transmitidas aos descendentes.
. Segundo o Darwinismo, entre os individuos de uma espécie existem variações. O meio exerce uma selecção natural que favorece os individuos que possuem as caracteristicas mais apropriadas para um determinado ambiente e num determinado tempo, tornando-os mais aptos e eliminando gradualmente os restantes.

. Reflexão:
Com este pequeno resumo de duas teorias evolucionistas conseguimos melhor compreendê-las. e diferenciá-las. Enquanto que uma delas, o Lamarckismo, defendia que as partes do corpo extensivamente usadas por um organismo se desenvolvem e as que não são utilizadas atrofiam e essas características que o ser-vivo adquire ao longo da sua vida são transmitidas aos seus descendentes; o Darwinsmo diz que a selecção natural é um processo reprodutivo diferencial resultante da interacção com o meio e que os factores ambientais "filtram" as variações hereditárias favorecendo umas característacas às outras. Assim, esta última, afirma que os indivíduos com características favoráveis têm maior descendência e que o aumento destas na população conduz à evoluçao.
. Fontes:
www.teoriaevolucionistadelamarck.blogspot.com /2008/03/confronto-lamarck-vs-darwin.html
www. slideshare.net/elvira.sequeira/apresentao-fixismo-e-evolucionismo
0 comentários:
Enviar um comentário